quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TIÇÃO, TIZIL É O POVO DO BRASIL! (CULTNE - A Marcha Negra- 1988)

Ontem postei um conteúdo, no mínimo inquietante sobre a manifestação de estudantes negros da UERJ em repúdio aos recentes atos de violência racial praticados por outros alunos na universidade. O acontecimento me fez parar e refletir sobre como a mentalidade do povo brasileiro avançou (ou não) em relação às questões raciais. Após algumas horas de reflexão e pesquisa, me deparei com um vídeo que tem quase a minha idade e, por incrível que pareça, contém a mesma essência da reivindicação feita pelos estudantes da UERJ ontem: RESPEITO!

Este vídeo que retrata parte de nossa história, mostra como foi importante a luta de irmãs e irmãos de outrora, pois, para que os estudantes de hoje pudessem estar ali, dentro de uma universidade renomada, gritando alto por seus direitos e por respeito, foram necessárias muitas outras manifestações (e o vídeo registra uma delas).

Acaba sendo interessante notar como essas lutas pregressas semearam mudanças na história e na própria maneira lê-la hoje. “Morro derrotado, mas negros serão livres um dia...”, diz Zumbi dos Palmares na frase estampada quase no fim do vídeo. Olhando de nosso presente peço licença e me atrevo a discordar: Zumbi venceu!

Luanda Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário